top of page
logoPPVBprpetohor.png

Arte: Exposição Aparecer \Desaparecer de Everardo Miranda

O que você fez durante a quarentena? Para muitas pessoas, este longo período de pausa significou um momento de rever sua história. E por que não, potencializá-la. O artista Everardo Miranda, em cartaz na Galeria Mercedes Viegas, no Horto, foi um desses casos.


Ao longo do isolamento social em decorrência da pandemia, ele mergulhou em seu ateliê, literalmente abrindo gavetas e revisitando trabalhos antigos. Ideias que estavam estacionadas, ganharam novas cores, obras que pareciam finalizadas ganharam novos toques. A criação de um site próprio também foi parte desse processo de ver de novo sua produção e assim criar novos significados e abrir outros caminhos.


O resultado dessa imersão resultou na mostra “Aparecer/ Desaparecer”, com curadoria de Ligia Canongia. A individual reúne 20 trabalhos entre desenhos com pigmentos a seco, esculturas, aquarelas e uma instalação de parede.


O título da exposição refere-se ao fato de Everardo Miranda criar espaços ambíguos e fragmentados, onde podem ocorrer a falta de partes da imagem, o esmaecimento ou a diluição de sua matéria e cor, ou ainda elementos que parecem afundar (ou, ao contrário, emergir) no mesmo lugar e instante.


Trata-se, assim, de evocar situações indecisas, em que o observador não acessa a completude da imagem, que simula estar em trânsito entre o seu brotar no espaço e seu processo de desaparecimento. Quase um paralelo com a quarentena, onde aparecíamos mais no virtual, e desaparecíamos no real.


Quem quiser conferir a mostra, ela está na reta final. Visite até o dia 6 de dezembro, de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30. A Galeria Mercedes Viegas fica na Rua Abreu Fialho, 5 – S | Horto | Jd. Botânico. Entrada gratuita.



PER VIVERE BENE


Revista Per Vivere Bene

bottom of page