top of page
logoPPVBprpetohor.png

O Corpo Ancestral: Workshop de dança-teatro-ritual com Allegra Ceccarelli

O Corpo Ancestral é uma oficina de rito-performance, com base na dança-teatro de Bali (Indonésia) ministrado por Allegra Ceccarelli que acontece entre os dias 24 e 26 de maio no Rio de Janeiro. ( Quem se inscrever pela Revista Per Vivere Bene ganha 10% de desconto! )


Esse trabalho tem o objetivo de resgatar ferramentas ancestrais de expansão do corpo e da consciência, para abrir a criatividade dos alunos e, assim inventar novas formas de re-existir na contemporaneidade dos tempos atuais. 


"Sou encantada por Bali, e em uma viagem pela primeira vez, com quinze anos, assisti diversos espetáculos e teve um momento em que eu me vi numa bailarina balinesa e pensei, um dia vou voltar e fazer isso". ( Allegra Ceccarelli )



É importante destacar que este é um trabalho autoral, criado pela artista Allegra Ceccarelli, e não uma cópia do que é feito em Bali. "Iremos estudar os princípios da técnica da dança balinesa, porém investigando e reinventando a relação ancestral futurista do sagrado com a arte contemporânea", diz Allegra que também dirige o espetáculo " Eu sou você ", onde se baseia do estuda o corpo-bruxa, inspirado nas máscaras balinesas. "Fala sobre a violência contra a mulher em paralelo a violência contra a natureza. Somos 9 mulheres, um pouco bichos, um pouco árvores, mulheres bruxas, onde fazemos um ritual de passagem, de cura, de renascimento”

 

"Apesar de também pesquisar a máscara balinesa, o foco da minha pesquisa é o corpo, o trabalho energético, que pode levar ao transe. Eu estudo numa região em Bali (Batuan), onde aprendi danças ancestrais, performadas apenas em cerimônias hinduístas balinesas, são danças do século XII". ( Allegra Ceccarelli )


O workshop será dividido em 3 dias, num total de 11 horas, e irá ocorrer no Desterro Ateliê, na Glória, no Rio de Janeiro.


Será trabalhado: 


-Técnicas energéticas de voz e corpo, o corpo como rito;

-Movimentos assimétricos dos quadris, pernas, tronco, pês, braços, mãos, mudras e olhos, o corpo total e expandido do performer;

-O rosto como máscara, trabalho de expressão e emoção;

-A voz encorpada, trabalho de enraizamento vocal;

-Meditações e pranayamas (técnicas de respiração), para presença e escuta cênica;

-Mantras, poojas (orações) e cantos ancestrais;

-Conexão com práticas ancestrais animistas, voltadas para a mãe natureza, repensando a relação com o tempo e o espaço;

-Incorporação de máscaras e objetos ancestrais, para criação e desenvolvimento de personagens;

-Ritual Performático de fechamento. 


Sobre Allegra:


Allegra Ceccarelli, é uma artista ítalo-brasileira, que atua há mais de 20 anos como performer, atriz, diretora, coreógrafa, bailarina, cantora, professora e produtora, morando entre o Rio de Janeiro (Brasil) e Bali (Indonésia). Mestra em artes cênicas pela faculdade East 15 ActingSchool, em Londres, e em 2015 foi premiada com uma bolsa de 2 anos para estudar a ancestral dança-teatro balinesa na universidade ISI Denpasar, em Bali. Nos últimos 9 anos, esteve imersa em comunidades locais estudando dança balinesa com diferentes mestres e concomitantemente investigando o corpo humano como um dispositivo do transe, a arte como ferramenta de conexão com as energias do invisível.


Para Allegra, a arte é um ritual, uma oração, onde seres humanos podem conectar seus corpos, mentes e almas com as energias da terra e do céu, permitindo-nos ser um vetor entre as diferentes dimensões. "Tenho uma pesquisa de devolver a dança balinesa da Deusa Durga (Rangda), que á princípio é só para homens, para as mulheres. A técnica dessa dança mudou a minha vida, trazendo tônus, empoderamento, confiança, e por isso senti um chamado para passa-la adiante, com o aval dos meus professores, claro."


Público Alvo: A oficina é para TODES, independente do gênero.É aberta para artistas (atores, bailarinos, performers) e pessoas que tenham o interesse no desenvolvimento pessoal, em investigar a junção da arte com a espiritualidade. 


Faixa Etária: acima de 18 anos. 


Serviço:

Dias 24, 25 e 26 de maio de 2024

Sexta (24) – das 18:00 às 21:00

Sábado e domingo (25 e 26) – das 14:00 às 18:00

Local: Desterro Ateliê (Rua Santo Amaro 221, Glória, RJ)

Preço: R$ 350,00

@allegra.ceccarelli

( Quem se inscrever pela Revista Per Vivere Bene ganha 10% de desconto! )





PER VIVERE BENE

 

Comments


Revista Per Vivere Bene

bottom of page