top of page
logoPPVBprpetohor.png

Descubra as 4 estações do seu ciclo menstrual e sintonize-se com elas

Quando falamos sobre o nosso ciclo, muitas vezes o fazemos num sentido negativo. A vida parece mais pesada, especialmente antes e durante a menstruação. Mas também há fases do ciclo em que tudo corre facilmente.

Descubra as 4 estações do seu ciclo menstrual e sintonize-se com elas.

Pode parecer que você é formado por várias pessoas diferentes todos os meses. Os hormônios estrogênio e progesterona, entre outros, têm um efeito importante em todo o seu ser durante o ciclo menstrual. Por exemplo, o hormônio estrogênio aumenta lentamente até atingir um pico durante a ovulação, após o qual diminui lentamente novamente. A progesterona sobe novamente nesse momento e cai pouco antes da menstruação.

Para obter informações sobre o que esse fluxo e refluxo único de hormônios faz com você durante cada fase, você pode comparar as fases com as estações:


Inverno: durante a menstruação


O inverno é o período da sua menstruação e geralmente dura de 3 a 7 dias. Você provavelmente reconhecerá isso: sua energia costuma estar baixa, você precisa de mais descanso e deseja se retirar. É, portanto, um bom período para recarregar energias, ser gentil consigo mesmo e buscar aconchego e conforto. Esta fase – em que você reflete e observa – também é um bom momento para definir novas intenções para o resto do mês ou para meditar com mais frequência. Durante esta estação do seu ciclo, abra espaço para o descanso se voltar para dentro.





Primavera: depois da menstruação


Após a menstruação, segue-se uma fase de 10-14 dias em que sua energia aumenta novamente: a primavera. Tudo fica muito mais fácil para você. Como você também recebe uma pequena dose de testosterona pouco antes da ovulação, também pode sentir mais autoconfiança e determinação. Sintonize agora, principalmente se tiver que fazer coisas novas, por exemplo. Essa também é a fase de semear as ideias - que já borbulharam na sua menstruação - e de fazer brainstorming com outras pessoas.

Perguntas a serem feitas nesta fase:

  • O que pode me ajudar a abraçar a 'virgem' dentro de mim?

  • Que oportunidades (sonhos, visões, intenções, compromissos para o futuro) reivindico para mim?

  • Que passos pequenos e divertidos posso dar para ver se consigo manifestar esses sonhos e desejos?



Verão: perto da ovulação


O verão do ciclo começa após a ovulação e dura 3-4 dias. Assim como o sol, você também brilhará. Porque você não apenas se sente bem – e tem um pico de energia – você também parece melhor. Isso se deve ao estrogênio, que está no auge nessa época. Você também está no seu melhor nível social e comunicativo nesta fase. Você está focado e alerta. Um bom período para apresentar todas as suas ideias ao mundo exterior. Durante esta temporada, leve em consideração o resto do seu ciclo; Não planeje sua agenda completamente lotada para as próximas semanas.

Perguntas a serem feitas nesta fase:

  • O que parece estar de acordo com meus sentimentos para colocar minha energia?

  • Com o que estou comprometido?

  • A que posso dizer “sim” em mim mesmo?


Outono: antes da menstruação


Quando o estrogênio cai novamente, começa o outono. O outono em seu ciclo geralmente dura de 10 a 14 dias. O hormônio progesterona assume novamente. Isso lhe dá paz de espírito novamente, ao contrário do estrogênio, que ativa o cérebro. Esta fase é um bom momento para avaliar. Você vê claramente o que funciona bem e o que precisa abandonar. Mas quanto mais perto você chegar do inverno novamente – sua menstruação – menos você poderá ter. Muitas vezes você é mais emotivo. Portanto, cuide-se bem nesta fase e siga em frente com suas necessidades.

Perguntas a serem feitas nesta fase:

  • Que coisas significativas aconteceram no último ciclo?

  • Pelo que sou grato e o que conquistei?

  • Que espelhos a vida me mostra e que temas surgiram que posso explorar ou internalizar?


Descubra seu ciclo menstrual


A duração de cada estação pode variar por pessoa e por ciclo, mas você pode descobrir padrões. Você pode descobrir escrevendo algumas palavras todos os dias sobre o que percebeu em seu corpo e estado de espírito. Compare suas anotações do mesmo dia do ciclo em ciclos diferentes. Se você conseguir descobrir padrões nisso, poderá ajustar seu planejamento de acordo. Especialmente ouvindo o seu corpo e as suas necessidades, e sendo gentil e flexível consigo mesmo, você pode alcançar um maior equilíbrio físico e mental. Então seu ciclo funciona mais naturalmente.






PER VIVERE BENE

コメント


Revista Per Vivere Bene

bottom of page