top of page
logoPPVBprpetohor.png

Conheça os mantras para melhorar seu bem-estar

Originados em antigas tradições budistas e hinduístas, os mantras são palavras, sons ou frases repetidas em práticas espirituais ou meditação. Segundo o Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas (Ibrath), a entoação de mantras é importante para acalmar a mente, reduzir o estresse e promover o bem-estar.


A prática é incorporada de diferentes maneiras pelas tradições religiosas, em orações e cerimônias rituais, ou para invocar energias positivas e elevar a concentração mental durante a meditação. De acordo com os dados do estudo realizado, em 2022, por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Shanghai Jiao Tong, na China, pessoas que praticam meditação apresentam uma melhor saúde intestinal e mental.


Para integrar os mantras na rotina, é preciso escolher um espaço silencioso, adotar uma postura confortável e respirar profunda e lentamente. A repetição ajuda a manter as distrações afastadas.

Os benefícios do mantra


Para o instrutor de mantra Leandro Castello Branco, os mantras não são apenas palavras ou sons; são chaves vibracionais que desbloqueiam partes de nossa consciência. A concentração no som e na vibração das palavras durante a entoação ajuda a desviar a atenção das preocupações e tensões do dia a dia, sendo capaz de reduzir a ansiedade e os pensamentos depressivos.


Durante a meditação, o mantra promove o relaxamento e reduz o estresse, acalmando o sistema nervoso e promovendo o sono mais reparador e profundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a meditação como um método para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida. 


A prática consistente pode trazer uma série de benefícios para o cérebro, que entra em estado de relaxamento profundo, melhorando a neuroplasticidade e a capacidade de formar novas conexões neurais, que ajudam a aprimorar a sua função cognitiva. Além disso, diminui os níveis de cortisol no organismo e aumenta os níveis de ocitocina, dopamina, serotonina e endorfina, hormônios relacionados ao bem-estar e à felicidade.


Saiba qual mantra entoar


Além de entender o que é mantra, é preciso saber que existem diversos tipos e que cada um serve a diferentes propósitos ou tradições. A compreensão ajuda a escolher qual é o mais adequado para cada situação, seja para meditação, cura ou evolução espiritual.

Entre os mais conhecidos está o Mantra Om, considerado o mantra universal e a ponte de conexão com o Divino, representando a essência do universo. Além dele, o Mantra Om Mani Padme Hum, que invoca a compaixão e a sabedoria, e o Om Namah Shivaya, que significa "Eu saúdo o divino a força da Transformação" são também muito populares.

A pesquisa aprofundada sobre os diferentes tipos de mantra leva em conta a intenção, a sintonia e o efeito energético e facilita o entendimento sobre qual usar para obter os benefícios desejados.


Qual é a diferença entre mantras e afirmações?


Apesar de os mantras e as afirmações serem baseados na repetição de frases com o objetivo de influenciar a mente, eles reservam diferenças quanto às origens e aos propósitos. Compreendê-las ajuda a escolher a prática que melhor se alinha às necessidades de desenvolvimento pessoal.


Os mantras são frases espirituais ou sagradas, na maioria das vezes usadas em meditações ou orações, com origem vinculada ao hinduísmo e ao budismo. A prática consiste em repetir ou recitar, silenciosamente, as palavras sagradas e aumentar a concentração, promovendo paz interior e facilitando a conexão espiritual.


Por outro lado, as afirmações são declarações positivas, normalmente no idioma nativo, criadas com o intuito de desafiar os pensamentos negativos. São repetidas para incorporar crenças positivas e atingir metas, não necessariamente associadas ao contexto religioso ou espiritual. É uma prática mais moderna e estimula o pensamento positivo e o subconsciente para manifestar mudanças na vida dos seus praticantes. 


CONHEÇA AS MEDITAÇÕES PER VIVERE BENE



PER VIVERE BENE

コメント


Revista Per Vivere Bene

bottom of page