logoPPVBprpetohor.png

7 dicas para começar a praticar yoga

O Per vivere bene teve o prazer de conversar com o professor de yoga Luiz Isique durante uma live realizada essa semana e o resultado disso tudo, além de muito carinho e gratidão, foram essas 7 dicas maravilhosas para quem quer começar a praticar yoga. Então, leia, se entregue e seja feliz!


1- Procure um bom professor.

Busque indicações de pessoas que já praticam ou de fontes confiáveis sobre o assunto. Um bom professor é fundamental para você poder se identificar com a prática.

2- Existe um estilo de Yoga para todos.

Se você for iniciante talvez não saiba mas existem diversos estilos de Yoga, formas distintas de se praticar. Desde aulas mais fortes e dinâmicas a aulas lentas e meditativas. Experimente estilos distintos para saber qual você se identifica mais e vai de encontro ao que busca. Toda aula vai te trazer algo novo!

3- o "Yoga" das redes sociais. Ao buscar #yoga nas redes sociais você encontrará uma infinidade de fotos de pessoas fazendo posturas praticamente absurdas, muitas vezes até em situações perigosas como em frente um penhasco. Yoga não se trata de contorcionismo então não deixe essa visão te abalar achando que a prática não é pra você. Essas fotos são de pessoas que já praticam há muitos anos, ou ginastas, bailarinos, enfim...Yoga é estar presente, não está na forma e sim em como se está por dentro.

4- Respire! A respiração é a ferramenta mais útil não só na prática do Yoga mas também em nossa vida. No Yoga aprende-se a respirar de forma mais lenta e profunda, o que trará um benefício notável também em seu estado mental e fluxo de pensamentos. Próxima vez que for fazer uma aula ou que se sentir cheio de ansiedade procure respirar de uma forma bem lenta e profunda, de preferência apenas pelo nariz (inclusive ao soltar o ar).


5- Não tenha pressa. É óbvio que todos nós estamos cheios de expectativas e buscando resultados positivos em tudo que fazemos porém criar expectativas muito grande é também criar uma receita para frustração! As mudanças que o Yoga pode trazer não só no seu corpo mas também comportamento e vida levam tempo e precisam de dedicação. Pratique sem esperar resultados, pratique porque você sabe que precisa!

6- Não se compare. Não é porque seu colega de aula consegue botar o pé atrás da cabeça e você nem sequer tocou os dedos que ele é melhor que você. Essa noção comparativa e competitiva que aprendemos em sociedade não se aplica no Yoga. Você não precisa ser melhor do que ninguém, seja  melhor para você! Sendo melhor para você também será uma pessoa e cidadão melhor para tudo que está ao redor.

7- Disciplina. Não adianta fazer uma aula de Yoga, ou um treino qualquer, de 3 horas e ficar 2 semanas sem fazer nada. Yoga requer disciplina, portanto pratique com frequência! Reserve um tempo sagrado pra praticar pelo menos 2 vezes por semana, 3 ainda melhor. Você irá se surpreender em como isso te fará bem e irá entender  o porquê de tanta gente se apaixonar por essa prática tão milenar mas tão atual.

Namastê!


--

Revista Per Vivere Bene